REFLEXÃO


MOMENTO DE REFLEXÃO: Será uma seção que os alunos publicarão textos sobre História de Vida e reflexões importantes de sua adolescência.
   
LEIAM OS TEXTOS DOS ALUNOS:
PUBLICAÇÕES DA 1ª EDIÇÃO


HISTÓRIA DE VIDA
Vale a pena começar namorar muito cedo?


PUBLICAÇÕES DA 2ª EDIÇÃO
PRECONCEITO
AMIGO VERDADEIRO

......................................................................................................................................................


 HISTÓRIA DE VIDA   

Min
ha mãe estava com dor na coluna e que passou para o joelho. Uma semana antes de seu casamento ela pediu que Nossa Senhora da Abadia lhe ajudasse, ela melhorou e em julho ela foi para Andrequicé a pé.   

Flávia Nunes Fonseca 6º 01 Vespertino - Oficina Jornal Escolar Matutino


HISTORIA DE VIDA DE: NOSSA SENHORA DA ABADIA


A imagem de Nossa senhora da Abadia representa Maria de pé segurando nos braços o menino Jesus. Ela tem uma coroa na cabeça. Maria veste uma túnica branca com flores cor de rosa e azul. A devoção à Nossa Senhora da Abadia é muito antiga, quando os muçulmanos invadiram a Espanha e Portugal os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa por muito tempo.

Juliana Pereira Silva – 7º 1 Vespertino

História de Vida

Esse relato é sobre Lucas Ramos Alves, meu primo, que desde criança vem sofrendo com um tumor.
Quando ele era criança, gostava muito de ficar girando, com isso ele desenvolveu esse tumor. Depois disso, entre seus 3 e 10 anos de idade, ele sofreu três derrames, um no olho e dois na cabeça.
Com dez anos ele descobriu que sua doença tinha sumido. Agora que ele está com 15 anos, descobriu que a sua doença tinha voltado e que não tinha chance de sobreviver.
Lucas é um exemplo de superação pois ele quer viver, e vive a vida com se nada estivesse acontecendo.
Ele é uma pessoa maravilhosa! Deus te abençoe Lucas.

Juliana Pereira Silva – 7º 01 vespertino

História de Vida - A fé em Nossa Senhora da Abadia

Uma mulher humilde e muito desesperada por um emprego fez uma promessa para ir e voltar a pé de Presidente Olegário até Andrequicé, se Nossa Senhora da Abadia a ajudasse.
Antes do dia quinze, essa mulher recebeu uma notícia que mudaria essa historia, ela ganhou um emprego e como toda promessa tem de se cumprir ela fez logo o que prometera.

Luana Abadia Batista – 7º 1 Vespertino - Oficina do Jornal Escolar

História de Vida - O sofrimento de uma mulher

Uma menina desde pequena já saberia o que o sofrimento poderia causar. Essa menina nasceu em meio a pobreza, tinham dias que o único alimento era feijão com farinha, só um pouco para oito irmãos.
Começou a estudar, mas a pobreza a mandou trabalhar nos “bóias-frias'. Tinha apenas oito anos e muito pequena iria trabalhar lá, se machucava, adoecia e sofria.
Sua mãe não a ajudava em nada, apenas explorava o que ganhava por dia.
Um dia para matar seus piolhos, sua mãe colocou querosene em sua cabeça, que escorreu pelo pescoço e a queimou. O pior era na hora de deitar, o lençol pregava e o sangue saía e doía.
Com o tempo essa menina se casou, criou uma família, mas a sua filha do meio o maltratava muito. Seu marido começou a adoecer antes do natal e um dia depois do natal morreu. Depois sua filha começou a agredi-la com palavras e gestos e o pior: começou a bater nela.
Sua filha bebia, ia para as festas e ficava mal falada, e sua mãe se envergonhava pensando: “que filha que eu criei”
Com o passar do tempo o sofrimento passou, e essa historia nos passa que cada um tem uma cruz para carregar e que um dia vai cicatrizar esse sofrimento.
*baseada em fatos reais

Luana Abadia Batista – 7º 1 Vespertino - Oficina do Jornal Escolar


HISTÓRIA DE VIDA - Fé no Divino Pai Eterno



Minha mãe tem muita fé no Divino Pai Eterno. Ela trabalhava de contrato e no último concurso que ela fez, ela disse que colocou nas mãos do Divino Pai Eterno e pediu que se conseguisse passar, ela iria lá em Trindade - GO agradecer ao Divino Pai Eterno de perto. E graças a Ele ela conseguiu efetivar.

NATÁLIA DOS REIS SOUSA ARAÚJO 6º 1 vespertino


Mudanças que aconteceram no bairro ao longo do tempo

Por volta de 1970 a 1980 existiu um aeroporto em Presidente Olegário, onde hoje é um bairro chamado AEROPORTO.
Nele decolava e pousava pequenas aeronaves. A cidade era muito pequena e as ruas não eram pavimentadas e havia buracos nas ruas, ocasionados pelas enxurradas.

NATÁLIA DOS REIS SOUSA ARAÚJO 6º 1 vespertino - Oficina do Jornal Vida Escolar


HISTÓRIA DE VIDA - Crença e fé em Nossa Senhora da Abadia

Um colega do meu cunhado estava passeando no alojamento dos caminhoneiros de uma empresa, quando percebeu que seus documentos não estavam no seu bolso, começou a ficar apavorado.
Então todas as pessoas que ali estavam se preocuparam e foram procurar o que havia acontecido.
Com isso, meu cunhado perguntou ao moço por que ele estava preocupado e ele lhe contou o ocorrido.
À noite, quando meu cunhado ia se deitar, fez sua oração e pediu que Nossa Senhora da Abadia iluminasse o lugar onde estavam os documentos do moço.
Ao amanhecer, meu cunhado sonhou com um lugar idêntico onde estavam os documentos. Então levantou-se e quando chegou ao local que tinha sonhado viu que estavam alguns documentos ali. Quando olhou, viu que eram os documentos do rapaz que havia perdido.
Entregou-os ao caminhoneiro que ficou muito contente e quando meu cunhado contou como ocorreu, ele também começou a ter fé em Nossa Senhora da Abadia.

Patrícia de Cássia Silvério – 8º 01 Vespertino - Projeto: Jornal Escolar
Professora:Vanusa Viana


História de vida

Você sabia que antigamente as professoras podiam bater nos alunos?
E infelizmente podia e isso marcou a vida de muitas pessoas. Eu conheço uma pessoa que marcou a vida dela para sempre.
Vou te contar:
Antigamente os alunos sentavam em dois, uma menina e um menino. Um dia um menino levado passou a mãe nas pernas da menina, e ela levantou o dedo para contar para a professora. E nessa hora, ela lhe deu um tapa na cara.
Pense o que você faria nessa situação!
A menina chorou tanto que a professora teve que levá-la em casa. E nunca mais ela levantou o dedo pra falar nada.

Vanessa Machado Araújo – 7º 1 vespertino

Festa de Andrequicé

É uma grande festa em minha cidade, com devoção à N. Sra da Abadia e muitas pessoas fazem promessas.
Minha mãe fez promessa para tirar a carteira de motorista.
E no final ela conseguiu chegar lá a pé e também conseguiu a carteira.

Vanessa Machado Araújo – 7º 1 vespertino


O milagre da porta

Minha família, meus tios e outras pessoas foram passar um final de semana em nossa casa na roça.
Chegamos lá já era noite, minha mãe sempre que a gente vai embora, tranca todos os quartos.
Minha tia pegou o monte de chaves e começou a abrir porta por porta. Só que teve o grande azar de colocar uma chave trocada, então a porta não se abria e nem conseguia retirar a chave, foram muitas tentativas e nada.
Meu tio disse que a única solução era cortar a porta ou a janela, só que minha mãe não deixou, então desistiram.
Quando todo mundo estava na varanda, minha mãe saiu sem ninguém perceber e começou a mexer novamente na fechadura da porta. Ela disse que fechou os olhos, pegou na medalha de Nossa Senhora que ela usava no pescoço e pediu para que ela tivesse misericórdia e resolvesse seu problema, pois tinham muitas pessoas para se acomodar e precisava muito daquele quarto. Nossa Senhora não só retirou a chave mais abriu a porta também, minha mãe gritou de felicidade.
O pessoal assustado correu para ver o que era, ao ver a porta aberta, eles ficaram indignados, pois todos tentaram abrir e não conseguiram, perguntaram o que aconteceu para ela, ela disse do seu pedido à Nossa Senhora.

PEDIDO FEITO, PEDIDO RECEBIDO!

Victor Daniel Silva – 6º 1 Vespertino

..................................................................................................................


Vale a pena começar namorar muito cedo?

namoro muito cedo tem suas consequências positivas e negativas. Mas na maioria das vezes os jovens são inconsequentes. Uma das consequências negativas é a doença do beijo, seu nome científico é Mononucleose. Não é de se estranhar, portanto, que apesar da baixa infectividade, em alguns países mais de 90% da população adulta já tenha sido contaminada com a Mononucleose.
A consequência positiva do namoro é desde já saber que namoros são difíceis, mas o namoro pode elevar a autoestima do jovem.
''Amei para entendê-las pois só quem ama pode ter ouvidos capazes de ouvir e entender as estrelas.''
Para tudo há uma ocasião e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar...”.(Eclesiastes 3.1-2)
Percebemos que os jovens podem namorar, mas devem ter responsa-bilidade, discernimento e saber a hora de tudo.

Diovany Davi Rosa - 7º 2 V.
Juliana Pereira Silva - 7º 1 V.
Luana Abadia Batista - 7º 1 V. 
............................................................................................................

Vale a pena começar namorar muito cedo?

A adolescência é uma fase em que se começa o namoro, e para essa ser uma boa fase precisamos de confiança, união, compromisso e responsabilidade. Tudo isso depende da maneira que irá ser esse relacionamento: sério ou não.
Os pontos negativos é você não poder fazer o que quiser, por causa dos ciúmes. As pessoas geralmente vivem no meio de outras que namoram e se elas não namoram, costumam se sentir “um peixe fora d'água”. E na verdade essas pessoas não gostam de ser o “alvo” de risadas...Quando você passa bastante tempo com alguém, é natural que isso mexa com as emoções. De repente, você só quer estar junto daquela pessoa.
Quando não se está junto, só pensa na outra pessoa. Mas com muita frequência o sentimento não é correspondido e alguém acaba machucado. Quando um homem e uma mulher são maduros, o namoro pode levar ao amor e até um casamento...
Quando você é muito jovem e começa a namorar,  perde uma parte de sua vida, se o seu parceiro não gostar de fazer o que você gosta. Aí podem ocorrer algumas brigas porque seu namorado pode querer te proibir de fazer o que você gosta e você não aceitar.
Depoimento:
Nina conta o que aconteceu com ela. “Conheci um menino pela Internet. Todo dia eu ficava horas no computador conversando com ele. Fiquei emocionalmente envolvida e minha vida girava em torno dele. O relacionamento não durou muito. Quando terminou, fiquei muito deprimida. Um dia ele me telefonou dizendo que ia se matar por termos terminado. Aquilo me deixou ainda mais deprimida.” Olhando para trás, Nina conclui: “Não valeu a pena. Faz dois anos que terminamos, mas ainda tenho depressão por causa disso.” Nina simplesmente era jovem demais para ficar emocionalmente envolvida com alguém.”
Emanuele Silva Ribeiro  7º 01 V
Carolaine Fernandes Santana 8º 01 V



............................................................................................................

Início da vida a dois

  A adolescência é uma fase em que nos sentimos mais sensíveis, onde começamos a nos interagir com outras pessoas, não sabendo decifrar direito o bem do mal. Mas nesse tempo existem bons momentos relacionados ao namoro, onde ficamos mais dispostos a agir sem pensar.
Inicia-se por volta dos 12 anos o querer namorar, mas ainda não estamos preparados para um relacionamento sério, pois ainda não possuímos experiência de vida.
  Nessa fase ocorrem vários momentos bons para refletir, exemplificando a fase do ciúmes, onde às vezes não conseguimos superar, ficamos com medo de perder a pessoa amada, queremos saber o que faz de sua vida. Com tudo isso pode ocorrer brigas e até mesmo separação. Existem também momentos de felicidades, onde podemos estar com nosso grande amor, poder abraçá-lo, conversar sobre o que precisa melhorar no relacionamento.
  Em meus pensamentos, acho que namorar não tem idade certa, porque se você tiver responsabilidade e juízo já é um caminho para uma boa vida a dois. Não acho certo moças ir em uma festa e “pegar” todos que puder porque para ficar falada é questão de segundos. Sendo melhor e correto namorar apenas um garoto.
Patrícia de Cássia Silvério - 8º 1 V. 
Vanessa Machado Araújo -7º 1 V.


............................................................................................................

Namoro

A minha opinião o namoro para ser aprovado por Deus precisa ter estes itens:

    Não namorar por lazer.

    Não se prender em um jugo desigual.

    Impor limites no relacionamento.

    Cultivar o romantismo.
    Manter a dignidade e o respeito.

    Praticar a fidelidade.

    Assumir publicamente seu relacionamento.

    Forme um triângulo amoroso: o casal e Deus.

Eu acho que o namoro deve ser aprovado por
Deus e pelos pais para ser um namoro sério. O namoro cristão não pode ser escondido.

Victor Daniel Silva - 6º 01 - V


............................................................................................................

Vale a pena começar  namorar muito cedo!

Os padrões do namoro cristão são bem diferentes dos padrões que o sistema do mundo tem.
No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro está alicerçado no prazer físico e egoísta. Na maioria das vezes o sexo é a base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento. 

O namoro cristão precisa ser diferente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, porque em nós há um desejo depravado para pecar, vindo assim a nossa destruição.

O namoro cristão precisa ser uma amizade que cresce em oração e estudo da Palavra de Deus. O casal tem oportunidades de se conhecer e aplicar o conhecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento. O objetivo do namoro cristão deve ser o conhecimento mútuo e o prazer da vida.

Dicas para um bom namoro:

• O que ele (a) pensa sobre Deus?

• Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?

• Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)?

• Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos?

• Como reage aos problemas que a vida traz?

- É companheiro(a)? É amigo(a)?
• É briguento(a)?
• Ele(a) é sensível? Demonstra consideração?
• Já estabeleceu alvos para o futuro?
• Como ele(a) lida com dinheiro?

Vinícius Nunes Bertoldo  6º 1 V



                                              



.............................................................................................




LADO POSITIVO:
AMOR , FELICIDADE , CARINHO , COMPANHEIRISMO...

LADO NEGATIVO:
BRIGAS , DOR , SOFRIMENTOS , TRAIÇÃO...
No namoro pode ocorrer tudo isso.

Natália dos Reis Sousa Araújo - 6º 01 vespertino
Flávia Nunes Fonseca - 6º 01 vespertino


.............................................................................................

PUBLICAÇÕES DA 2ª EDIÇÃO

PRECONCEITO

O preconceito não deveria existir
pois as pessoas não iriam ter
vergonha de serem felizes
e iriam viver em paz

O preconceito, vejo todo dia,
todo mês, nos 365 dias do ano
mas será que esse preconceito
nunca irá acabar?

Bom, pra essa pergunta
ninguém tem uma resposta
já estou cansada disso
quero uma resposta.

Se pelo menos os preconceituosos
fossem punidos, já iria ficar
despreocupada.

Pois o preconceito para mim,
é uma coisa vergonhosa.
Emanuele Silva Ribeiro – 7º 1 V.




Preconceito é um juízo pre-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória. É uma reali-dade que afeta a vida de milhares de pessoas. Pela falta de respeito e por vários outros motivos muitas pessoas sofrem com algum tipo de preconceito.
Hoje em dia as pessoas têm preconceito da classe social, contra os portadores de deficiência física, contra as mulheres, de cor, opção sexual, etnia, religião... O preconceito não deve existir, pois afeta a vida das pessoas e as fazem sentir muito mal.
Preconceito não vale à pena!
Dar ouvidos ao preconceito é renunciar à liberdade”.
Bianca Cristina Fernandes 7° 3 M. 





Um amigo verdadeiro pode não ser médico, mas opera milagres com um sorriso. Pode não ser professor, mas ensina lições de vida. Ele te ajuda a trilhar melhores caminhos, te dá carinho, amor, sabe ser gentil e sabe dar conselhos quando você precisa.
A amizade sincera traz felicidade, reduz o sofrimento, duplica a nossa alegria e divide a nossa dor, acabando com as nossas dificuldades.
Um amigo verdadeiro jamais será esquecido. Ele não sai do seu caminho tão fácil, principalmente nas horas difíceis e tristes.
Sabe te consolar e ser seu ombro amigo. Para que uma amizade seja completa é necessário ter a presença de Deus.
Sabemos que hoje, a amizade sincera, é a nossa experiência mais rara. Então precisamos retribuir a amizade com muito amor e devemos ser amigos também, pois a vida sem amigos é como o céu sem estrelas, são eles que nos iluminam na escuridão.
Texto coletivo: JVE Mat. e Vesp.








Nenhum comentário:

Postar um comentário