Exercícios Propostos
Para que se consiga fazer uma notícia são necessárias as
seguintes interrogações (o
quê, quando, como, onde, quem e por que.)
a) Vamos criar a notícia da Criação do Nosso Jornal Escolar e montar cartazes para fazer a sua divulgação!
b) Vamos criar a notícia da Criação do Concurso para escolher o nome do Jornal Escolar e montar cartazes para fazer a divulgação!
RESULTADOS DO PROALFA E PROEB
Os gráficos nos mostram onde estávamos em 2006, onde estamos hoje, com os resultados de 2012, e onde queremos chegar nos próximos anos, no Ciclo de Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática.
ATIVIDADE PROPOSTA
a) Analisar os gráficos abaixo e fazer uma interpretação do Ensino no Estado de Minas Gerais.
b) Analisar como está a progressão desde o 3º ano até o resultado final nos gráficos do Ensino Médio, na forma de TEXTO INFORMATIVO, conforme nos mostram os gráficos abaixo.
Como fazer um do texto informativo:
1 Na introdução, é feita a apresentação do assunto, para captar a atenção do leitor.
2 No desenvolvimento, apresentam-se as informações.
3 Na conclusão, resume-se o assunto, focando os pontos mais importantes; procura-se envolver o leitor .
O texto informativo não tem a função de emitir juízos de valor; apenas de informar e fazer o leitor compreender e conhecer. O texto se apresenta com uma linguagem objetiva, simples, com uso de um vocabulário preciso e construções impessoais na 3ª pessoa.
_____________________________________________
Atividade - Poesia
1) Leiam
as 2 estrofes:
"Meus
oito anos", de Casimiro de Abreu.
“O
céu bordado de estrelas,
A
terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E
a lua beijando o mar!”
Veja
a imaginação de Casimiro de Abreu. Em lugar de "céu com
muitas estrelas" o autor utiliza "o céu bordado de
estrelas".
O
que é um bordado? Conhecem alguém que faz bordados? É possível
bordar o céu?
O
que seria um céu bordado de estrelas? Usando os óculos da poesia é
possível ver que o céu está “bordado de estrelas”!
Veja
outros exemplos: A lua pode beijar o mar?
E
as ondas, podem beijar a areia?
Exercício de imaginação
poética. É hora de brincar com as palavras!
2) Escrevam
no seu caderno as frases abaixo:
-
Meu cão é feroz como...
-
O amor dela era grande como...
-
Soprava uma brisa suave como...
Vamos escrever em versos, completando as comparações (marcadas pelo
uso do "como").
Veremos as comparações propostas e escolheremos a mais poética,
para cada frase.
Terminada
a seleção, vocês vão reescrever as frases retirando a
palavra "como", sem mudar o sentido.
Exemplo:
"Meu cão é feroz como um leão", se transforma em "Meu
cão é um feroz leão",
"O
amor dela era grande como o mar", se transforma em "O amor
dela era um mar".
Com isto acabamos de criar metáforas, a figura de linguagem mais
importante para a poesia.
O
Vamos fazer uma ilustração dos versos criados?
3) Leiam
o poema "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente
feliz" de Otávio Roth (Material Didático)
Vejam que em alguns versos, ocorre a rima.
Proposta: Escrever "Duas dúzias de coisinhas à toa que nos
deixam
felizes"
para publicar no jornal.
4) Dividir em duplas, cada
dupla escreve uma "coisinha" que os deixam felizes, em uma folha
solta. Tem de ser "explicado", como no poema de Otávio
Roth –
não pode ser
apenas "passarinho", mas "passarinho na janela",
"passarinho cantando de manhã" etc.
•
As duplas vão trocar suas
produções e completar o verso que receberam com outra "coisinha"
que rime com a primeira (sempre rimando)
-
EVITE O USO DE AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS.
Cada dupla lê a rima que conseguiu criar.
Ao final seremos capazes de ter criado um poema: "Duas dúzias de coisinhas à toa que nos deixam felizes"
_______________________________________________________
Atividade: Criação de uma Carta
1 Ler sobre a Desertificação / Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Clique aqui (MATERIAL DIDÁTICO)2 Listar o que pensam sobre “desertificação”, “mudanças climáticas” e “aquecimento global”, CONFORME LIDO ANTERIORMENTE.
3 Vamos escrever uma pequena carta de reivindicação, dirigida a uma autoridade competente, onde, após expor os pensamentos sobre a situação da desertificação / aquecimento global, solicitaremos de nosso interlocutor um posicionamento, uma atitude ou uma ação.
4 As cartas serão lidas em sala de aula e, juntamente com a professora, a turma selecionará uma que será publicadas no jornal escolar.
5 Após escolha, procederemos a um exercício de reescrita coletiva, com participação de todos (fazendo a leitura parágrafo por parágrafo e solicitando as contribuições para completar com outras informações ou expressão mais completas).
- A carta será assinada da seguinte maneira: “A turma da Oficina do Jornal, com base em um texto de ....(nome do(s) aluno(s))”.
______________________________________
Narrativas
Os alunos escreverão narrativas curtas utilizando-se dos conceitos presentados no Material Didático e de episódios reais acontecidos em suas vidas (família, comunidade...).
Esses textos também serão selecionados para o jornal da escola, acompanhando uma ilustração.
Escrevendo um Slogan
Principais funções e características do gênero textual slogan: concisão e persuasão.
Lembram dos slogans das propagandas comerciais? Clique aqui para visitar uma página cheia deles.
Os slogans também são utilizados para vender idéias.
Vocês conhecem slogans que procuraram divulgar um pensamento ou comportamento?
Vejam estes: "Drogas.Tô fora" ou
Vejam estes: "Drogas.Tô fora" ou
"Preconceito tem cura".
1. Proposta: criar em grupos um slogan contra a desertificação e degradação do meio-ambiente no nordeste do Brasil.
2. As duplas se reunirão para escrever os slogans.
3. Dependendo do espaço que esteja disponível no jornal, publicaremos apenas os slogans considerados como os melhores pela turma, ou todo o material elaborado.
1. Proposta: criar em grupos um slogan contra a desertificação e degradação do meio-ambiente no nordeste do Brasil.
2. As duplas se reunirão para escrever os slogans.
3. Dependendo do espaço que esteja disponível no jornal, publicaremos apenas os slogans considerados como os melhores pela turma, ou todo o material elaborado.
Escrevendo um Slogan para o Jornal Vida Escolar
1. Aproveitando o gancho da atividade acima, proponho: criar em grupos um slogan para melhor expressar o que será o nosso jornal.
1. Aproveitando o gancho da atividade acima, proponho: criar em grupos um slogan para melhor expressar o que será o nosso jornal.
2. As duplas se reunirão para escrever os slogans.