ENTREVISTA


NESTA SEÇÃO OS ALUNOS ENTREVISTAM VÁRIAS PESSOAS, COMEÇAMOS FAZENDO A NOSSA 1ª ENTREVISTA À DIRETORA DA ESCOLA: D. MARIA HELENA. VAMOS CONFERIR?
1ª Edição



01 P. Qual é o seu nome completo?
R. Maria Helena de Oliveira Lima.

02 P. Quando essa escola foi inaugurada e por que ela recebeu esse nome?
R.O prédio atual foi inaugurado em 1992. Recebeu esse nome em homenagem à Sra. Carmem Celina Nogueira de Castilho, Educadora e
idealizadora da Escola.

03 P. Quantos funcionários trabalham nela e quantos alunos estão matriculados na escola?
R. São 90 funcionários e na escola estão matriculados 1100 alunos.

04 P. O que você acha que podemos fazer para melhorar a escola?
R. Que os alunos venham para a escola com o único intuito de estudar. Que procurem manter sempre o respeito, o comprometimento, o interesse e a vontade de melhorar sua aprendizagem, buscar novos conhecimentos e conquistar os seus sonhos.

05 P. O que mais te alegra relacionado à escola?
R. O comprometimento e interesse da maioria dos alunos, o compromisso dos pais com a escola e a dedicação, competência e parceria da nossa equipe de trabalho.

06 P. Dar boas noticias é muito bom, mas como é lidar com essa situação: um pai ser chamado à escola porque seu filho não está executando bem suas funções de estudante.
R. É complicado, mas necessário. Não gostaríamos de ter que chamar pais ou
responsáveis à escola para ouvirem reclamações, porém precisamos do apoio e da parceria da família para, juntos, solucionarmos os problemas
contribuindo assim para que a nossa escola melhore cada vez mais.

07 P. O que você está achando do Jornal Escolar?
O Jornal Escolar é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejado.

08 P. A senhora acha que com o Jornal Vida Escolar os alunos vão se desempenhar melhor dentro e fora da sala de aula?
R. Participar do Jornal Escolar cria uma predisposição favorável à aprendizagem. É uma estratégia muito proveitosa para o desenvolvimento da linguagem e da escrita do aluno.

09 P. Em relação aos alunos desmotivados, que não fazem um bom proveito do que é passado a nós aqui na escola, o que a senhora sugere?
R. Que tenham mais interesse, compromisso e que se conscientizem que o estudo é necessário e que, sem estudo, fica bem mais difícil conquistar nossos objetivos e assim realizar nossos sonhos.

10 P. Deixe um conselho aos alunos com relação à educação e ao futuro.
R. Que busquem ser melhores sempre. Procurem vencer os desafios, conquistar seus ideais e sonhos. Nunca desistam diante das dificuldades. Tenham objetivos e humildade para conquistá-los.


SÍNTESE DA ENTREVISTA:


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2ª Edição
Convidamos a Sra Candida dos Reis Pereira - CRN 14 196, nutricionista do Programa Mais Saúde na Escola, para participar de uma entrevista conosco para ser publicada aqui, no Jornal Vida Escolar da Escola M. Prof.ª Carmem Celina N. Castilho e algumas respostas também  publicadas no Jornal Vida Escolar versão impressa.

As perguntas foram criadas por nós, alunos integrantes do Jornal Vida Escolar  para serem publicadas no nosso jornal, 2ª Edição (Outubro e Novembro-2013).
 Obrigado(a) 
Atenciosamente,
Alunos das Oficinas do Jornal Vida Escolar (Matutino e Vespertino)
Leiam e fiquem atentos com sua saúde!


1 P. O que você está achando de participar do Programa Saúde na Escola? (Rafael)
 R. É muito estimulante e gratificante saber que consegui fazer algo por um aluno, pois crescemos como pessoa ao ajudar o próximo.

2 P- Qual o papel da nutricionista na sociedade?(Natyely)
R: O papel não só da nutricionista, mas de todos nós, é melhorar a sociedade em que vivemos, através das nossas atitudes e exemplos.

3 P-O que é aprendido em um curso de nutrição ? (Carolaine)
R: A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como Fisiologia, Anatomia e Bioquímica. Mas boa parte do curso é  dirigida à formação profissional, com aulas teóricas e práticas sobre qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar e avaliação nutricional.
Nas aulas práticas o aluno aprende técnicas de preparo e conservação dos alimentos e investiga as transformações que eles sofrem. As disciplinas de Patologia, Farmacologia, Dietoterapia e Microbiolia dos Alimentos complementam a formação profissional.

4 P Devemos ir pelo menos 2 vezes no ano ao nutricionista? (Kássia)
R: Devemos estar sempre antenados e ir ao nutricionista, sempre que necessário, ou seja, ao perder ou ganhar peso em excesso, indisposição, fraqueza ou mal estar sem causa aparente.

5 P. Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer algum dano à saúde? ?(Victor)
R: Sim, pois um cardápio balanceado e variado é a base para uma saúde de qualidade e uma vida saudável.

6 P. Temos que comer de 3 em 3 horas, mas qual o tipo de refeição, nós adolescentes, devemos fazer? (Maria Raquel)
R. Vocês, assim como todas as pessoas, devem ter uma alimentação balanceada, rica em todos os nutrientes, ou seja, acrescentar frutas, verduras e água à alimentação.

7 P. Qual é o cardápio sugerido em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto e  idoso) ?(Carolaine)
R- Não existe alimento para esta ou aquela fase, o que deve-se fazer é uma alimentação variada, balanceada  que esteja presente todos os nutrientes.

 8  P. O que mais se deve comer  no dia a dia? (Carolaine)
R: No dia a dia, deve-se comer de tudo: arroz, feijão, verduras, legumes, carnes, frutas e ingerir muita água.

9 P- Qual é a  melhor fruta para comer em cada momento?(Walyfer)
R Todas as frutas são boas, o que deve-se fazer é variar na ingestão destas frutas, para estar ingerindo o maior número de vitaminas e nutrientes possíveis.

10  P. É importante ingerir líquidos, mas em qual quantidade? (Vanessa)
 R. Para uma pessoa em bom estado de saúde, que não pratica atividade física ou que pratica exercícios leves, a quantidade adequada é de 08 copos por dia, ou seja, 02 litros de líquido. Um bom parâmetro para analisarmos a hidratação, é verificar a coloração da urina, quanto mais clara ela estiver, mais hidratado você estará.

11 P. Para uma pessoa que quer emagrecer  mais rápido, que meio de emagrecimento você aconselharia? (Rafael)
R Quando alguém fala, “ eu quero emagrecer”, precisamos verificar se realmente esta pessoa quer emagrecer ou quer ser emagrecida. Você sabe a diferença? Uma pessoa que quer ser emagrecida coloca toda a expectativa na nutricionista. Acha que ela tem que ser ótima, para obter um resultado rápido. Pede uma fórmula mágica e quer em menos de um mês  virar a pessoas mais linda e desejada do mundo.
Muitas vezes as pessoas se frustram ao perceber que o remédio ajuda, mas não faz milagre, pois o peso volta ao normal quando pára de tomar o medicamento.
A pessoa procura outra nutricionista e o mesmo acontece. É o efeito sanfona, mas o que realmente essa pessoa fez para emagrecer?
Nada, colocou apenas a expectativa no próximo.
Ela quer que o outro seja responsável pelo milagre, mas ela não percebe que isso só acontecerá quando ela mesma resolver mudar. Se continuar tudo como era antes, é óbvio que este peso voltará.
Você que esta frustrado com essa realidade, o que realmente pretende fazer para mudá-la? Atividade física, reeducação alimentar, controle de estresse, fracionamento das refeições.
Na maioria das vezes as respostas são negativas. Outras vezes,  as pessoas sabem tudo, mas não colocam em prática no dia a dia. Não basta saber o certo. É preciso fazer o certo.
E não basta fazer o certo 3 vezes por semana. Tem que fazer o certo 6 vezes por semana.
Pense, você realmente quer emagrecer ou está procurando fuga para emagrecimento rápido.
A pessoa que não quer mudar o comportamento é aquela que pensa em mudar por 3 meses e depois volta a comer errado e não pratica atividade física.
A pessoa que quer emagrecer,  tem que está motivada a mudar o comportamento alimentar. Essa pessoa obterá um excelente resultado mesmo no primeiro mês.
Se você realmente quer emagrecer, uma nutricionista poderá ajudá-lo.

12 P. Para emagrecer é preciso comer toda hora?(Natyely)
R: Você não deverá comer toda hora e sim fazer o fracionamento das suas refeições. Coma de 3 a 4 horas.

13  P. Para uma pessoa acima do peso adequado, qual seria um cardápio saudável? (Carolaine)
 R. Uma alimentação saudável deve ser balanceada, saborosa, colorida e não restritiva. Uma pessoa acima do peso não deve repetir o prato e deve aumentar a ingestão de frutas e verduras.

14 P O que é  IMC e como calcular ? (Vanessa)
R- Índice de massa corporal. Obtém-se dividindo o peso pela altura ao quadrado. Para calcular o IMC de crianças e adolescentes usa-se gráficos e tabelas próprios de acordo com a idade, estatura e faixa etária.

15  P Como saber se a massa corporal está bem na sua idade? (Patrícia)
R Deve-se fazer avaliação nutricional com profissional da área; pois esta pode variar, de acordo com hereditariedade e prática de atividade física.


16  P. Um regime muito pesado pode acarretar doenças? (Patrícia)
R. Não se deve fazer regime e sim reeducação alimentar. “Regime restritivo” pode levar à desnutrição.

17 P Qual a diferença entre regime e dieta?  (Patrícia)
R Dieta está relacionada com mudanças de hábitos. É prescrita por uma nutricionista, de acordo com as necessidades, de acordo com as necessidades de seu corpo; serve para pessoas que querem perder peso, e também para as pessoas que estão de baixo peso. É uma alimentação balanceada, uma lista com o que comer e os horários que se deve comer. 

Já o regime está ligado a restrição, evitando alguns alimentos, a  perda de peso é mais rápida, você consegue eliminar o peso, mas depois de algum tempo, quando decidir voltar a sua vida sem restrição, voltará a engordar.

18 P. Uma pessoa obesa é desnutrida? Por que? (Kássia)
R Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal que causa prejuízo à saúde do indivíduo. 

Já a desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto de um ou mais nutriente essencial.
Poderá haver pessoas obesas, com deficiência de algum nutriente essencial, nesse caso, será um obeso desnutrido.

19  P Uma pessoa magra é nutrida? Por que? (Kássia)
R- Nem sempre a pessoa magra é saudável, se esta pessoa estiver emagrecida em razão de regime restritivo, provavelmente apresentará deficiência de algum nutriente essencial e portanto será desnutrida.

20 P-O que é balão  gástrico ?(Walyfer)
R Balão intragástrico é um procedimento que reduz a capacidade do estômago pela metade e provoca a perda de apetite e a saciedade, auxiliando no emagrecimento.
 Segundo endocrinologista este procedimento é apenas um tratamento temporário, sendo apenas um estímulo para o emagrecimento. O importante é manter uma alimentação saudável e equilibrada.

21 P Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso? (Flávia)
R Regime restritivo não é saudável e a perca de peso provocada por ele termina assim que parar com ele e voltar à sua rotina.

22 – Dormir mal ajuda a ganhar peso? (Flávia)
 R. Segundo estudos científicos a redução do sono diminui a retenção do hormônio leptina-limitador do apetite e aumenta o da grelina, que dá a sensação de fome. Desta forma as pessoas que não dormem bem sofrem um aumento de 24% no apetite, especialmente de alimentos ricos em gorduras e açúcares. Destacam que, devido ao cansaço, esses pacientes diminuem seu nível de atividade física, praticamente anulando o gasto de energia e desequilibrando a balança energética, e ainda tem mais horas disponíveis para comer.

 23 – Comer só alimentos diet e light emagrece? (Flávia)
R: Produtos “light” são alimentos modificados em seu valor energético ou em sua composição de gorduras.
Devem ter pelo menos 25% a menos de calorias que os produtos comuns.

Produtos “diet” são aqueles produtos para atender as necessidades específicas  dos portadores de várias doenças. Esta restrição pode ser de açúcares, sódio, gorduras, colesterol, aminoácidos ou proteínas, entre outros.
Para os alimentos light ajudar a emagrecer devem fazer parte de uma reedução alimentar.

24  P. Comer assistindo TV engorda? (Flávia)
R. Sim, pois a TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente para que o cérebro acione o centro de saciedade, que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimentos.

25 P. Sabemos que a obesidade é um grande problema físico e psicológico. O que você aconselharia para acabar, erradicar este problema?(Rafael) 
R. Não há como acabar, erradicar a obesidade, o que se pode fazer são ações voltadas para a prevenção, como esta que está sendo realizada. O Programa Saúde na Escola, iniciado em 2008, com a parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi implantado devido ao grande número de crianças e adolescentes obesos em todo o país.

26 P- Todos os chocolates engordam? (Bianca)
R Os chocolates são bastante calóricos e por não conseguirmos parar após comer um único bombom, eles engordam sim. Como todo e qualquer alimento, o problema na está no comer ou não comer, e sim na quantidade excessiva que se consome.

27 P. Todos gostam de refrigerante, ele é um alimento saudável ou faz mal para a saúde? Quais os motivos para evitar o consumo? Por quê? (Bianca) 
R. O refrigerante é uma bebida considerada artificial. Tirando aquele gostinho de fruta, possui corantes, conservantes, grande quantidade de açúcares nas versões light, diet e zero, contém adoçantes artificiais. Sem falar da cafeína que nos deixam “ligadões” e de um acidulante, o ácido fosfórico. Não devemos consumi-lo porque há muita química presente nele e porque não possui nutriente algum. Você apenas toma um coquetel de água com gás, açúcar e substâncias que nem sabe para que servem; exceto limpeza de ferrugem e desentupimento de pias.

28 P. Bebidas com gás podem causar desgaste ósseo? (Natalia)
R: Não existe estudo científico que comprove essa teoria. Mas alguns acham que o fosfato usado para realçar o sabor de algumas bebidas gaseificadas pode interferir na absorção do cálcio, causando a descalcificação dos ossos.

29 P. Alimentos orgânicos são mais calóricos que os convencionais?(Maria Raquel)
R: O alimento orgânico significa que o alimento foi cultivado sem agrotóxicos e nem aditivos químicos. Às vezes pode ter um valor calórico a mais por apresentar mais nutrientes.

30 P. O macarrão instantâneo é saudável? (Natália)
R. As 10 principais versões deste macarrão, de diferentes fabricantes, fazem mal à saúde, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Por meio de análise desses produtos o órgão constatou que o tempero em pó (que vem no saquinho) tem mais sódio que o valor diário recomendado para o consumo e quantidade abusivas de glutamato monossódico, conhecido como realçador do sabor, que pode causar dependências. Nos macarrões, também foram encontrados quantidades excessivas de gordura. As consequências da ingestão de macarrão instantâneo são a longo prazo. A ingestão constante pode apresentar obesidade, hipertensão e desenvolver algum processo alérgico pelos corantes e conservantes presentes em alimentos industrializados.

31 P. Quais são os vilões da alimentação? (Patrícia) 
R: Alguns alimentos chamados vilões podem contribuir para o aumento da obesidade:
* Refrigerante: Comum ou Diet
* Bacon: possui muito sódio.
* Batata frita: possui gorduras trans.
* Pizza: muita gordura e caloria.
* Sorvete: aromatizantes e gordura trans.
* Pão francês: muito calórico.
* Bebidas alcoólicas: além de calóricas, associa a tira-gosto, também calórico.
* Carne processada: muito calórica e muito sódio.

32 P. Mascar chiclete faz mal ao estômago?(Natália)
R: Sim. Se mascar chiclete só de vez em quando não faz mal, mais cuidado com o açúcar do mesmo, pode engordar e causar cárie.
Agora se mascar direto, vai ocorrer um aumento do suco gástrico, com o objetivo de digerir os alimentos. Como não é destinado  nenhum alimento ao estômago, podem levar em alguns casos, a sintomas de desconforto gástrico e ser contra-indicado em indivíduos com patologias gástricas, como úlcera e gastrite.

33 P. É verdade que o espinafre ajuda a aumentar  os músculos ?(Natália)
R: Sim, por ser fonte de sais minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo, possuindo também uma alta concentração de vitaminas A e B. Esses nutrientes fazem do espinafre um alimento fundamental para a proteção do aparelho digestivo, a formação dos dentes, ossos, construção muscular, conservação da visão e coagulação sanguínea.

34 P. Os vegetais perdem nutrientes ao serem congelados? (Maria Raquel)
R: Mito. Congelar os alimento alimentos, os mantem mais próximos do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

35 P. É verdade que vegetarianos rendem mais nos exercícios físicos?(Pedro)
R: Mito. Devido a restrição alimentar os vegetarianos, de forma geral, tem mais dificuldade em ganhar massa muscular. Devendo fazer uso de uma alimentação balanceada e tomar suplementos ou alimentos fortificantes prescritos por uma nutricionista.

36 P. É verdade que consumir menos açúcar ajuda a emagrecer?(Victor)
R: Sim. Comer açúcar aumenta a fome e além disso doces são muito calóricos.

37 P. A carne de frango faz mal por causa da adição de hormônios?(Victor)
R:  Mito. Nenhum frango, convencional ou orgânico, recebe hormônios em sua criação.

38 P. Castanha do pará e de caju quando consumidas em pedaços(quebrados) perdem suas propriedades?(Patrícia)
R:  Sim. O ômega-6 é um nutriente presente nas castanhas pode ser perdido facilmente se essas castanhas, forem comercializadas em pedaços, essa perda se torna maior, pois o meio de exposição é maior.

39 P. É verdade que tomar qualquer tipo de bebida durante as refeições não é bom? (Patrícia) 
R:  Mito. Até um copo de 200ml não atrapalhará na digestão, pelo contrário, ajudará na formação e transporte do bolo alimentar. Recomendo água ou suco de frutas com pouco açúcar. Já a ingestão de café, refrigerantes e bebidas com gás, ricas em fósforo e cafeína prejudica a absorção do cálcio, ferro e algumas vitaminas.

40 P. Chá de boldo é bom para o fígado?Melhora a ressaca?(Patrícia)
R: Sim. O chá de boldo é desintoxicante, sendo recomendado para desconforto digestivo e do fígado. O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.

41  P.  O tomate seco é tão saudável quanto in natura?  (Patrícia)
R: Mito. Além de ser rico em gordura, graças ao óleo presente em seu preparo, o que deixa sua espessura mais grossa dificultando a absorção de fibras pelo organismo, possui muito sódio que contribui para a hipertensão e edemas.

42 P. É verdade que beber água em excesso faz mal ao organismo? (Flávia)
R: Sim, tudo em excesso ou restrição é prejudicial à saúde. Grandes volumes de líquidos podem causar desconforto gastrointestinal e vômitos.

43 P.  Por quê muito açúcar faz mal? (Natália)
R:  A concentração de açúcar, não importa se é orgânico, mascavo ou mel, quando ingerido, vai depressa demais para a corrente sanguínea, pulando as etapas da digestão, fazendo subir o nível o nível de glicose no sangue. O Pâncreas será obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai abaixar o nível de glicose no sangue, aí só sentirá vontade de comer mais açúcar; neste momento sobe o nível de glicose, o pâncreas liberará mais insulina. Até chegar uma hora, que o pâncreas não entende mais nada. Você come um bombom, e ele libera insulina para uma caixa de bombom inteira. Acontece aqui a hipoglicemia.

44 P. As principais fontes de carboidratos são os grãos, os vegetais, melado e açúcares?(Victor)
R: Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos.
Os simples são os açúcares, presente nos doces, massas, arroz branco, etc.
Já os complexos são compostos em sua grande maioria por fibras. Ex: frutas como maçã, pera e outros; legumes como quiabo, abobora e outros; verduras como couve, espinafre, acelga e outros; leite, iogurte, lentilhas, grão de bico, arroz integral, etc.

45 P. Existe um alimento que contém gordura que não faz mal á saúde?qual? (Natália)
 R:  Os peixes são alimentos que contém gorduras, e as gorduras dos peixes, o ômega-3 é  uma gordura que segundo estudos científicos faz bem á saúde do coração.
Mas para evitar a obesidade é preciso fazer uma alimentação balanceada e rica em frutas e hortaliças. A gordura dos peixes também engorda.

46  P. Gorduras podem se transformar em músculos?(Natália)
R: Não, músculos e gorduras são tecidos totalmente diferentes, ou seja, é impossível transformar um no outro.
O exercício não destrói os depósitos de gordura. Na verdade, ele ajuda a queimar calorias proveniente da gordura. Quando você diminui o peso através da dieta e exercício, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura e não a diminuição da sua quantidade. Estas células continuarão lá, mesmo depois de ter emagrecido. Você só consegue diminuir a quantidade de células gordurosas por procedimentos cirúrgicas, como a lipoaspiração ou outras técnicas.

47 P. Temperar carne vermelha com limão diminui a gordura?(Patrícia)
R: Não, o suco de limão apenas deixa a carne mais macia, pois a acidez do limão, ajudará na desnaturação das proteínas, mas não elimina a gordura presente na carne. Mesmo o limão, sendo riquíssimo em vitamina C, em vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio, silício, cobre, magnésio e iodo.

48 P. Por que devemos evitar a carne vermelha?  (Vanessa)
R. Não devemos evitá-la e sim moderar seu consumo; pois o consumo excessivo está associado ao aumento dos níveis de colesterol, ácido úrico, triglicérides, podendo causar hipertensão, dor nas articulações e câncer.

49 P. Queijo minas tem menos gordura que a ricota?(Patrícia)
R: Sim. A ricota é feita a partir do soro do leite, que seria desprezado a partir da fabricação dos queijos, sendo adicionado leite para aumentar o seu rendimento, o que também aumenta a quantidade de gordura.

50  P. O que temos que fazer para vivermos bem? (Pedro)  
R. Para vivermos bem ou seja, termos uma vida saudável é necessário: possuir uma alimentação balanceada e variada, praticar atividades físicas e ter relações interpessoais saudáveis que tragam felicidade.

51 P. Gostaria de acrescentar algo mais a esta entrevista?
R. Gostaria de agradecer a vocês, parabenizá-los pela iniciativa deste jornal, sugerir que todos pratiquem atividades físicas e façam uso de uma alimentação saudável e balanceada.
  
Esperamos que esta entrevista contribua para uma alimentação saudável a todos os leitores! Agradecemos a Srª Cândida pelas informações!
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BIOGRAFIA da 
 Srª  Carmem Celina Nogueira de Castilho



  No dia 17/11/1917 nascia em Patos de Minas/MG, Carmem Celina Nogueira, filha de Carlos Nogueira e Elisa Nogueira. Ela morava na Mata dos Fernandes e recebeu este nome em homenagem a sua avó materna que pediu à sua mãe que desse a uma de suas netas o seu nome.
    
    Em 1925, mudou-se com sua família para Patos de Minas e foi estudar na E. Marcolino de Barros na 2ª série.
   
   Em 1928 Carmem mudou-se para BH e foi estudar no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

    Em 1935, formou-se Normalista com um curso de Psicologia Educacional. Voltou para Patos de Minas e começou a trabalhar numa escola particular onde lecionou por 5 anos. Ela gostava muito de cantar, principalmente o Hino Nacional com seus alunos. Por isso fez um curso de música e aprendeu a tocar o acordion e a gaita. Em 1940, mudou-se para Presidente Olegário e foi trabalhar na Escola Particular “Padre Isaías Lagares”, por 7 anos.

   Em 1944, casou-se com o Dr. José Drummond Castilho e passou a assinar Carmem Celina Nogueira de Castilho. Eles tiveram 4 filhos: Maria Elisa, Geraldo Castilho, Míriam e João Carlos.
  
   Em 1947, foi trabalhar no Grupo Escolar “Farnese Maciel”, por 36 anos. Em 1983, na administração do Prefeito Natal José Fernandes, ela passou a ocupar o cargo de Inspetora Municipal de Ensino de Presidente Olegário. Nesse período sugeriu à Diretora Dulcelina Corrêa a reivindicação da extensão de séries na escola. Em 1988, aposentou-se com 53 anos de profissão. Faleceu no dia 23/06/1990. Em 1992/1993 com a construção do novo prédio veio a mudança do nome da escola. Então criaram um projeto, sugerindo 3 nomes de pessoas que tinham feito parte da história de Presidente Olegário, entre eles estava o nome dela. Após a escolha do nome a escola passou a se chamar “Escola Municipal Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho” em homenagem a ex-Inspetora de Ensino que devotou toda sua vida em benefício da Educação do município.

Aluna: Istefany Cristina P. Cunha, 4º A M.

Prof.ª Helen P. R. Queiroz 

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3ª Edição
Natália Araújo Silva: Psicóloga  da APAE de Presidente Olegário 
na abordagem cognitiva comportamental. CRP – 04/38560
Especialização em Neuropedagogia


1- O que é a Psicologia? E o que faz um psicólogo?
 A Psicologia é a parte da Ciência que estuda os processos mentais, o comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente  físico e social. Por meio de técnicas, procedimentos e testes psicológicos é que o psicólogo atua com o intuito de identificar e modificar os pensamentos e comportamentos desadaptativos de quem o procura.


2- A Psicoterapia é mais do que “conversar”? 
  A psicoterapia não é uma mera conversa, mesmo sendo em sua maior parte verbal, existem técnicas e procedimentos adotados pelo profissional bastante objetivos e específicos que são bem diferentes de um bate papo informal.

3- Como a educação sistematizada (escolar) pode ajudar na formação psicossocial do indivíduo?
A educação escolar engloba aspectos que ultrapassam os muros escolares, além do que é exigido nos currículos escolares.Cabe às instituições de ensino o “ensinar” a pensar e, a partir disso, preparar seu educando para os desafios psicológicos e sociais.

4- Como a senhora percebe as mudanças na estrutura familiar?

Nos dias atuais acompanhamos a evolução de nossa sociedade dia após dia e com a estrutura familiar não seria diferente. A família vem se transformando através dos tempos e acompanhando as mudanças no contexto ao qual se insere sejam elas sociais, culturais, econômicas ou religiosas.

5- Estas mudanças podem refletir no comportamento das crianças e adolescentes? E o que deve ser feito? 
Devido ao fato de as crianças e adolescentes estarem vivenciando a constante evolução social, onde não há uma regra pronta que determine o que deve ser feito. Em se tratando principalmente no que tange ao comportamento, cabe à família, independente das mudanças, oferecer aos filhos uma base sólida e saudável para que essas mudanças não sejam determinantes na maneira de ser e agir e sim fatores superficiais que modificam, mas não deliberam.

6- Qual deve ser a postura da família diante da facilidade de acesso às mídias, por parte das crianças e adolescentes? 
A facilidade dos meios de comunicação que temos hoje exerce uma enorme influência sobre o tempo e a mente de crianças e adolescente. Cabe à família tentar o controle e a manipulação saudável a estes meios pelos filhos na iniciativa de orientar o uso consciente e o tempo que é desprendido para determinados fins, visto que as crianças e adolescentes são incentivados pelo progresso e facilitados pela economia do mercado.

7- Temos consciência da necessidade de a família e a escola estreitarem a parceria. Neste contexto estabeleça um paralelo apontando qual a função da família e qual a função da escola na formação dos educandos.
O papel da família está além de prover os meios necessários à sobrevivência. Ela é tida como 
uma entidade protetora e deve oferecer a base necessária ao desenvolvimento da criança ou do adolescente. A família e a escola compartilham a mesma função educacional. Sabemos que o rendimento escolar depende do apoio que a criança encontra em casa; assim deve haver um relacionamento escrito entre ambas para que o aluno reflita na escola e se desenvolva a partir dos 
modelos que ele possui em casa.

8- Como dizer um não construtivo às nossas crianças e assim colaborarmos para a vivência dos 
limites? 
A tarefa de “educar” consiste em saber dizer NÃO, pois a criança precisa saber quais são as suas regras e limites de modo a distinguir o que é certo e o que é errado. No entanto ao dizer NÃO os adultos devem passar à criança diretrizes nítidas e estruturadas do ponto de vista psicológico para que ela se sinta segura e protegida. Assim, na vivência dos limites, manter o NÃO assegura que as regras passem a ser interiorizadas pelas crianças


9- Nós, profissionais de educação, também somos formadores de opinião. Como agirmos para ter 
autoridade e não sermos autoritários? 
No contexto educacional a autoridade está intrinsicamente relacionada à disciplina, pelo fato de na instituição escolar haver uma relação hierárquica entre aquele que ensina sobre aquele que aprende. Essa autoridade advém do papel social do professor e também do domínio que este 

possui do conteúdo que está sendo trabalhado. No entanto, para se ter autoridade não é necessário ser autoritário pelo fato de que o aluno irá respeitar não por crer na autoridade do professor e sim por temer punições e ameaças sejam elas implícitas ou explicitas do docente autoritário. E isso só tende a enfraquecer cada vez mais a relação entre aluno e professor

10- Em sua opinião, os adultos apresentam dificuldades para lidar com os adolescentes? Quais suas sugestões para um convívio harmônico? 
Sim, pelo fato de que os adultos não compreenderam o quanto pode ser complicado o caminho que separa a infância da idade adulta, para uma melhor convivência deve se deixar claro que os adolescentes necessitam de liberdade, mas também precisam de regras; entre pais e filhos deve existir um relacionamento estreito e saudável onde confrontos e brigas devem ser evitados ao extremo. No entanto o fator mais importante é a comunicação entre adultos e adolescentes. A comunicação eficaz se dá em escutar e falar, levar em consideração opiniões e sugestões e ter liberdade para abordar assuntos mais complexos.

11- Em suas considerações finais, destaque algo que considere relevante para o bom convívio familiar, escolar, profissional entre outros.
Quer seja em família, no ambiente escolar ou de trabalho a convivência, na medida em que se passa o tempo, não é fácil. Somos diferentes uns dos 
outros, autônomos e livres. No entanto somos também seres sociais que precisamos estar em contato com outro E para que Isso se dê de forma saudável deve-se levar em conta alguns aspectos importantes que irão favorecer nossas relações interpessoais, nos ambientes relacionados acima, como um diálogo, saber ouvir e falar na hora certa, a ética, o companheirismo, união do grupo, autocontrole e principalmente a empatia, pois quando nos colocamos no lugar do outro temos plena consciência do que será positivo ou não dentro da difícil tarefa da arte da convivência

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